PARCELE EM ATÉ 4x sem juros | ganhe 10% na 2˚ compra | We Ship Worldwide

PhD Entrevista :: Bendita Gambiarra (RJ)

Nos dias 6 e 7 de Maio a PhD estréia na 15˚ edição da Tijuana no Parque Lage, Rio de Janeiro - RJ. Para comemorar nossa primeira vez no evento na Cidade Maravilhosa, convidamos a dupla carioca Bendita Gambiarra e a artista gaúcha, baseada no RJ, Carolina Veiga para criar Artes para Vestir a serem lançadas durante o evento. O tempo de criação, produção das peças e transporte para o RJ foi de 30 dias (um recorde para nós!) e nessa 'pressão' as artistas criaram Vestidos, Bodies, Lenços, Moletons e Bolsas com suas icônicas artes coloridas e cheias de histórias. 

Nesta série de entrevistas, leia a primeira que fizemos por email com as artistas do Bendita Gambiarra e descubra um mundo MUITO particular delas!

(Crédito da foto da capa do post: Felipe Felizardo)

 

PhD: Quem são a ´Bendita Gambiarra´? O que comem? Como vivem? Como dormem? Como se reproduzem?


BG: A Bendita Gambiarra são Aline Besouro e Cali Lyrio. Comemos de tudo um pouco, esfihas abertas no Al Kwait e em casa principalmente. Dormimos em uma ou três casas diferentes por semana, nossa noite é permeada pelos sonhos mais doidos atravessando fronteiras. Nos reproduzimos multiplicadas em mil construindo bonecos, roupas e diversos papelotes em silk com seres que nos atravessam reais e imaginários.


PhD: Quem e o quê são suas referências na arte e na vida?

BG: As pessoas que nos cercam, os camelos e os camelôs.


PhD: A PhD (e toda a nossa equipe) está baseada em São Paulo. Por isso queremos saber como é o dia-a-dia de vcs no Rio de Janeiro! Conta pra gente?

BG: Sacoleiras que somos, nossos dias são permeados de peso e leveza vivendo a urgência dos dias atravessando o Saara. Cruzamos em média 10 bairros por semana e depois nos enfiamos na nossa caverna até nos recuperar da peregrinação e nos dedicarmos a construir mais coisas.


Consultando pêndulos e tarot passamos parte do tempo dedicadas a um alinhamento da matéria e espírito e tentamos dar conta dos desafios de se encarar a vida dessa maneira mas também com muitos risos e descobertas prazerosas. Diga-se de passagem, o rio de janeura, é campo de guerra, balneário do interior, no para cualquiera solo para locos. .


PhD: Se vocês não fizessem ilustrações para sobreviver, o que estariam fazendo da vida?

BG: Essa pergunta é engraçada porque todo o resto da nossa vida a gente faz pra sobreviver, seja alimentar idosos, ser assistente de montagem de cenário, ser modelo vivo, costurar pra fora, dar uma aula… acaba que fazemos literalmente um pouco de tudo, e esse de tudo um pouco é nossa inspiração, e a ilustração um meio de dar vazão a toda essa loucura que é ser autônomo. Ainda queremos viver e sobreviver disso ou estaríamos as duas como velhas no topo da montanha preparando cosméticos e temperos das ervas do nosso quintal.


PhD: Como foi criar os modelos de Artes para Vestir da PhD? Quais foram os desafios? E as molezas?

BG: Foi instigante, como trabalhamos principalmente com serigrafia e monotipia a possibilidade de fazer impressões por um outro processo nos incentivou a explorar cores e texturas de ilustrações que normalmente não reproduzimos com esses meios. Um dos desafios maiores foi fazer a seleção das imagens, pois o desejo de construir um zilhão de peças foi bem real pra nós e as molezas é que ficamos muito empolgadas então foi simples e excitante!


PhD: Quais outros artistas vocês gostariam de ver na PhD?

BG: Duas artistas amigas que admiramos muito o trabalho: Gaya Rachel e Bruna Novelino

PhD: Uma selfie de cada uma com a sua ilustra preferida.

Aline Riscado Bendita Gambiarra
Aline Besouro
Cali Lyrio Bendita Gambiarra
Cali Lyrio

PhD: Uma foto da sua mesa de trabalho HOJE (cada uma!)

Mesa da Aline, foto tirada em 2 de Maio de 2017

Mesa da Aline Besouro. Foto tirada em 2 de Maio de 2017

 

Mesa da Cali Lyrio. Foto tirada em 2 de Maio de 2017

Mesa da Cali Lyrio. Foto tirada em 2 de Maio de 2017

 

PhD: Uma foto da vista da janela do seu atelier (cada uma se for o caso!)

Foto da vista da janela do atelier da Bendita Gambiarra

Foto tirada da vista da janela do atelier da Bendita Gambiarra. Recentemente elas se mudaram para um casarão maravilhoso na Lapa, no Rio de Janeiro.

Mais foto do casarão da Lapa onde a Bendita Gambiarra trabalha!

Mais uma foto do casarão da Lapa onde a Bendita Gambiarra trabalha!

Mais Posts do Mesmo Tema

Comente