O Muro de (anti-)Trump

O que o futuro nos reserva ninguém sabe, mas podemos especular. Se Donald Trump, o candidato republicado com a peruca mais memetizada da internet, ganhar, ele promete construir um muro para dividir o México dos EUA. Além disso o Sr. Trump promete expulsar os imigrantes do país, fazendo uma "limpeza" na população.

Os mais otimistas acreditam que nunca viverão para ver este dia chegar e os realistas começaram a calcular os prejuízos dessa ação. Neste cenário, o coletivo de arte t. Rutt ergueu uma versão miniatura do tal famoso muro a apenas 18 metros da fronteira oficial entre os dois países, perto de Jacumba, Hot Springs, Califórnia. 

O muro é feito de 52 blocos de cimento e outros objetos que parecem escolhidos ao acaso, porém cada um deles representa uma perda que os EUA sofrerão caso os 11 milhões de imigrantes Mexicanos fossem expulsos do país. 

O lado do muro com vista para os EUA contém flores mortas, frutas e vegetais podres que representam como a agricultura será afetada pela medida. Mangueira, araras, vaso sanitário e escovas representam a mudança na manutenção das casas americanas e das paisagens. 

Contrastando com esse face, o lado mexicano do muro contém apenas o cimento liso do muro pintado com tinta amarela florescente - as faixas amarelas da rua - acompanhando por um cactus. De acordo com o coletivo, a cor simboliza tudo, desde um alerta para não ser atropelado pelo que vem na sua direção, até um protesto pacífico. O bloco de cimento foi escolhido por ser o material usado nas construções dos presídios. 

A cereja do bolo fica para o fato de que Donald Trump vai mandar a conta do muro para o presidente do México, Enrique Peña Nieto. Então nada mais justo que o presidente mexicano pague pela obra também, certo? O coletivo t. Rutt mandou uma fatura de US$14.635,42 para que ele pague pela construção do lado do país dele do muro. 

O coletivo t. Rutt já desenvolveu outras instalações anti-Trump, mas esta é a primeira que vai ficar de modo permanente no local. As outras foram instaladas em Nova York e em pouquíssimo tempo removidas do local, como a placa "No Trump" e a lápide no Central Park. O irônico é que o proprietário do terreno onde a obra está instalada é um republicano com grandes chances de votar no Donald Trump na próxima eleição (ele também tem um resort de nudismo no mesmo terreno).

via Hyperallergic

O Muro Anti Trump
Vista do Muro no terreno e o muro oficial da fronteira ao fundo
A Face do Muro do lado do México
O Muro visto do lado do México
Detalhe do muro do lado dos EUA
Detalhe do muro visto do lado dos EUA
A Lateral do Muro Anti Trump
Vista da lateral do muro
A fatura enviada pelo coletivo t. Rutt ao presidente do México
O túmulo de Trump
Instalação com a lápide de Donald Trump no Central Park, em Nova York
Placa No Trump
A Placa "No Trump" anytime colocada em frente ao "The Trump Building" em Nova York

Mais Posts do Mesmo Tema

Posts relacionados

Comente