
Se você está lendo isto é porque já sabe da notícia: A PhD Galeria como nós conhecemos hoje está chegando ao fim. Chegou a hora de olhar para toda a nossa trajetória e agradecer pela experiência, pelos contatos, pelos aprendizados e erros. A PhD é um projeto maravilhoso que nasceu de uma inquietação, viveu da colaboração de artistas contemporâneos e que vai deixar uma sensação de dever cumprido.
A primeira camiseta da PhD feita durante o processo de aceleração na Aceleratech
Demo Day na Aceleratech em 2013
Tainá fazendo o pitch no Demo Day na Aceleratech - 2013
A primeira versão do nosso site (socorro! rs) - 2013
A PhD nasceu em 2013 como a "PhD Photo Dress" dentro de uma aceleradora de startups chamada Aceleratech (agora é ACE). Na aceleradora, tivemos contato com profissionais e mentores que nos inspiraram e nos ajudaram a criar o projeto. Rejeitamos ter investidores ao final da aceleração e optamos por trabalhar de maneira independente.
Kiko na frente do nosso stand na final do Projeto Be2B (não ganhamos por 1 ponto)
A equipe sempre foi pequena, que fez milagres para operar o projeto do início ao fim, realizando N funções diferentes: compra dos tecidos, supervisão da produção dos produtos, curadoria de artistas, cadastro de produtos, logística e atendimento. Viramos noites, trabalhamos aos finais de semana, feriados (ei, hoje é 1/05 e estou escrevendo este post!) e nos entregamos de corpo e alma à operação para que as Artes para Vestir cheguem perfeitas na sua mão, com a maior qualidade do mundo.
Na Tijuana em 2016
Selfie no espelho na noite de abertura da nossa loja (2014)
Em Dezembro de 2014 abrimos a nossa loja na Galeria Metrópole, centro de São Paulo. Foi lá onde provavelmente nos conhecemos: nos nossos lançamentos de artes e artistas, nas festas a noite dos bares do corredor, na pós-feijoada aos sábados, comprando um presente durante a semana ou simplesmente passando pela região e matando hora conversando com a gente no balcão.
Explicamos para vocês a história de cada arte e artista que estava em exposição na loja. Dissemos o mesmo texto algumas vezes e vocês repetiram ele para seus amigos. Explicamos cada etapa da produção, da estamparia à costura à etiquetagem com a numeração. Vocês conheceram novos artistas, alguns de vocês entraram no projeto e nós conhecemos novos amigos. Você tirou uma selfie no espelho do provador, arrumou o batom, trocou de roupa. Até a maneira como as pessoas usaram nosso espaço foi marcante para nós e nos encheu de orgulho!
A loja na pré-reforma: a parede verde-telefônica deu muito trabalho para virar branca
Thiagx, a primeira Drag que vestiu PhD <3
Kiko na nossa mesa na última edição da Feira Plana este ano (2018)
Mas nem tudo eram alegrias. As dificuldades foram enormes também.
Sempre tivemos como objetivo ter produtos com os preços mais acessíveis possíveis. Porém, por trabalharmos na contra-mão das práticas da indústria da moda (produção sob demanda e em pequena escala) sempre tivemos um custo de produção altíssimo (mão de obra bem remunerada, tecidos de alta qualidade, produção local e com nota fiscal).
E nestes anos os custos não pararam de crescer, assim como as outras necessidades do projeto, com processos cada vez mais complexos e trabalhosos.
Bebê na vitrina da loja <3
Nossa festa de 2 anos <3 Foto: Helena Yoshioka
Neste último ano, mudou também o status de cada um de nós: a Tainá virou mãe e vai se mudar para o Canadá e Kiko está se dedicando a outros projetos de cinema. Por um tempo acreditávamos que daríamos conta de tudo, de abraçar o mundo, a PhD, nossa vida pessoal e nossos outros projetos, mas não somos super-heróis. Somos humanos e precisamos saber quando parar.
A PhD foi um marco muito importante nas nossas vidas. Questionamos e aprendemos muito sobre nossos 3 pilares Arte, Moda e Comércio, vivemos experiências únicas e inesquecíveis. E o mais importante, conhecemos você. Obrigado pelo nosso tempo junto, de coração.
E como ficam os produtos em estoque? Até o dia 26 de Maio nossa loja física estará funcionando normalmente. Depois disso você poderá comprar apenas pelo nosso site por mais algumas semanas. O estoque é limitado e não haverá reposição. Esta é a sua última chance de comprar suas novas Artes para Vestir!
Este não é um post de despedida. A PhD Galeria como nós conhecemos hoje está chegando ao fim, mas não vai morrer. Ela vai descansar durante o tempo que for necessário para, quem sabe, um dia voltar a existir.
Até breve!
Tainá Barrionuevo e Kiko Araujo
Comente